O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa, neste sábado (18/7), da Reunião de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20. No encontro virtual, serão analisados os resultados das ações adotadas pelos países do grupo como resposta coletiva aos efeitos sanitários, econômico-financeiros e sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.
Essas ações imediatas de resposta foram discutidas durante o planejamento do grupo econômico para 2020 e reunidas, em abril, no Plano de Ação do G20. As iniciativas estão sendo implementadas, monitoradas e, agora, serão reavaliadas.
Na quinta (16/7) e na sexta-feira (17/7), o Brasil já havia participado da Reunião Virtual dos vice-ministros de Finanças e vice-presidentes de Bancos Centrais do G20, representado pelo secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes. O encontro foi preparatório para a reunião de amanhã.
Principais medidas
Entre as iniciativas de maior impacto contra a Covid-19 destacam-se a suspensão temporária do pagamento de dívidas de países vulneráveis, o relaxamento de critérios do Fundo Monetário Internacional (FMI) para acesso a recursos e o estabelecimento de linhas emergenciais de liquidez, além do desenvolvimento de plataformas para dar transparência e visibilidade às medidas adotadas pelos países no combate à pandemia.
Na reunião deste sábado, o G20 também deve discutir possíveis formas de saída da crise, incluindo a efetividade dos investimentos em infraestrutura (social, resiliente e de qualidade), a manutenção das cadeias globais de valor e medidas para o combate ao desemprego e à perda de renda pelos mais vulneráveis.
FONTE: Governo Federal